segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A nutricionista recomendada e que se recomenda.

Não, querida Su, mas obrigada! É que tenho pavor de cirurgias, além de que creio ainda não ter esgotado todas as minhas cartadas. Em compensação, estou a gostar muito da psicoterapia, mas sobre isso falaremos quando eu estiver com mais tempo do que hoje.

A consulta com a nutricionista recomendada foi muito interessante. Demorou três horas, em que eu falei bem menos do que ouvi. Pensava que sabia muito sobre nutrição, e acabei por perceber que sabia menos do que supunha. Ela insistiu, por exemplo, para que fizesse uma série de análises, porque acredita que o meu sistema hormonal está todo destrambelhado (como dizemos a Sul), no que, a avaliar pelos sintomas que me têm acometido ultimamente (o aumento de peso é um deles), terá toda a razão. Foi, aliás, a primeira e única pessoa a dizer-me que era muito natural que eu tivesse engordado com a frequência do ginásio (o que era, para mim, uma evidência incompreensível, ainda que toda a gente tivesse tendência a negá-la). Explicou-me, então, que todos devem fazer exercício se pretendem emagrecer, excepto quem tem determinado tipo de problemas hormonais, como acredita que eu tenho. No máximo, disse, que faça caminhadas (como tenho o carro avariado, tenho aproveitado para aproveitar…). E mais: sem me fazer qualquer restrição de quantidade, impôs-me, isso sim, restrições combinatórias, como a proibição de misturar amidosos e fibrosos na mesma refeição. Ensinou-me, ainda, coisas de que eu não suspeitaria. Por exemplo, a cenoura crua é fibrosa mas, quando cozida, passa a ser amidosa, pelo que não deve entrar numa sopa com fibrosos (a maior parte das hortaliças). Pois, esta é a parte teoricamente mais complicada, e que ainda estou longe de dominar!... Hidratos amidosos como pão, só até ao meio do meu dia (quatro da tarde), de preferência integral e torrado (para lhe reduzir a amidose), melhor ainda se for de manhã. Mandou-me também assar maçãs com canela e algum açúcar amarelo e comer à vontade quando sentisse falta de açúcar. E mais coisas que para ali tenho escritas num papel que ainda não tive tempo para ler. De qualquer modo, suponho que cada caso seja um caso. Last but not least, tem um ar frontal e despachado, vagamente intimidatório (ainda que seja muito atenciosa), enfim, um verdadeiro superego, o que ajuda a que eu me sinta coagida a cumprir as "ordens" que me dá. Gostei dela.

2 comentários:

Mishi disse...

Olá minha querida,

Também não sabia dessa de juntar a cenoura cozida com hortaliças.. até porque por norma quando faço cozido à portuguesa é mesmo isso que como!

Queria ter tempo para ir a uma psico... mas não consigo!

Ainda bem que gostaste. :)

Beijinhos

turbolenta disse...

DESEJO:

B
O
A
S


F
E
S
T
A
S

Poucos, mas os melhores:

Sobre mim

amotecorpo@gmail.com