quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Dos químicos.

Quando fui de férias, no final de Agosto, parei com a toma do Cymbalta. Não sei bem o que esperava provar a mim mesma, mas sei o que acabei por perceber. A verdade é que, de início, como até estava de férias, para lá e para cá, não notei grande diferença. Mas, a partir do meio de Setembro, as velhas compulsões alimentares foram-se reinstalando. Primeiro, discretamente. Depois, à descarada. Isto serviu ao menos para eu perceber, claramente percebido (como se ainda o não tivesse sido), que tenho um problema... que os químicos podem ajudar a controlar.
Reiniciei, pois, o Cymbalta há uma semana. O meu apetite desceu em flecha. É bom poder voltar a olhar para um pão de Mafra com alguma indiferença. Mas também é verdade que, ao longo do tempo em que tomei o Cymbalta, em Julho-Agosto, fui progressivamente notando uma espécia de habituação. Ou seja, os meus descontrolos compulsivos, ainda que mais moderados, foram aumentando à medida que o corpo se ia 'habituando' aos químicos. Será o Cymbalta capaz de me ajudar a prazo?
De qualquer forma, inscrevi-me na consulta de Obesidade da Isabel do Carmo, no Hospital de Santa Maria. Sem data marcada, apenas com a informação de que "é demorado".

2 comentários:

turbolenta disse...

Sabes que eu acho que o pior de tudo é que as pessoas ganham habituação a tudo e os fármacos não são excepção. Só dariam resultado, se, a partir de determinado momento em que achamos que começa a não dar, se mudasse para outro, com substâncias diferentes. mAS então o nosso corpo não deixaria de ser uma cobaia.
Acho até que o mal está mesmo na nossa cabeça.Quanto mais sabemos que isto ou aquilo não nos é permitido, mais vontade há de comer.
A solução passa mesmo por não comprarmos nada doce para casa e termos no frigorífico só alimentos não proibidos para a nossa RA.
Se levarmos para o emprego frutas, águas, iogurtes, cenouras, leite magro,etc. e se formos petiscando de 1 h 30 mais ou menos, se calhar seria boa ideia.
E depois há algo muito importante. Mastigar muitíssimo cada colherada do que comemos.
Eu, pelo menos, não como devagar!
Sei que é um mau hábito, mas não o consigo mudar!
boa semana

Su disse...

Querida Zen,
Folgo em voltar a ler-te!
Fico contente por saber q estás mais controlada e que estás activa na lutra contra a compulsão. Também eu já andei nessa consulta no H.S.M., mas infelizmente tive 1 péssima experiência. Aquilo devia chamar-se consultas para anorecticas e bulimicas. Todos os que estão para além disso, sõ mto mal tratados e olhados de lado. A pior experiência foi com a reputada psiquiatra Dulce Bolça: um atentado à sensibilidade e à pedagogia clinica. É um verdadeiro "cavalo"!
Espero, contudo, que tenhas mais sorte.
Eu também passei um Verão descontrolado e assim me mantenho, por isso pedi ao meu médico de clinica geral que me interne numa clinica durante 4 semanas. A nutricionista q vai acompanhar o internamento vai, numa 1ª fase, tirar-me os alimentos e deixar-me a suplementos.só dps volto a introduzir lentamente os dias. É a verdadeira terapia de choque, mas tem q ser. Estou sem limites!
Queres dividir um quartinho??? :-)
Bjs,
Su

Poucos, mas os melhores:

Sobre mim

amotecorpo@gmail.com